Anemia


Descrição da doença:
É uma síndrome provocada pela diminuição da hemoglobina, proteína presente nos glóbulos vermelhos, que são células sanguíneas responsáveis pelo transporte de oxigênio dos pulmões para todo o organismo.

Causa:
A baixa quantidade de hemoglobina no sangue pode ter diversas causas:

· Perda excessiva de sangue devido a sangramentos provocados por acidentes, cirurgias ou sangramentos crônicos resultantes de doenças como úlceras gástricas e do intestino delgado, cânceres do intestino grosso, tumores de rim ou de bexiga, ou ainda, sangramento menstrual intenso. Com a perda de sangue, o organismo absorve água dos tecidos para o interior da corrente sanguínea a fim de manter os vasos sanguíneos cheios, o que diminui a concentração de glóbulos vermelhos.
· Diminuição da produção de hemoglobina pelo organismo. Isso ocorre em decorrência da carência de alguns nutrientes como o ferro, a vitamina B12, o ácido fólico e até a vitamina C (tipo mais raro de anemia). Eles são indispensáveis para que o corpo fabrique a proteína dos glóbulos vermelhos.
· Destruição precoce dos glóbulos vermelhos do sangue, são as chamadas anemias hemolíticas. Entre elas, está a anemia falciforme, que é causada por uma alteração genética da hemoglobina.

Principias sintonas e sinais:
Em geral, a anemia provoca:
fadiga;
fraqueza;
perda de apetite;
falta de ar;
incapacidade de praticar exercícios físicos;
tontura;
palidez.

Complicações:
Em estágio mais grave, a doença pode evoluir para um acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio.

Tratamento:
Há um tipo de tratamento específico para cada anemia. Mas, normalmente se faz uso de suplementos alimentares para suprir a carência de nutrientes, além da recomendação de uma alimentação reforçada. Para os casos de perda de sangue devido a acidentes ou cirurgias, deve ser feita a transfusão de sangue. Quando a síndrome tem causa genética, como a anemia falciforme que não tem cura, o tratamento visa o controle da anemia e o alívio dos sintomas.

Prevenção:
A única forma de anemia que pode ser prevenida é a causada pela deficiência de nutrientes. Uma alimentação balanceada, rica em ferro, ácido fólico, vitaminas B12 e C é essencial para manter o bom funcionamento do corpo e, principalmente, garantir a produção da hemoglobina.

Fonte: Ministério da Saúde e Manual Merck de Medicina.

Voltar