Câncer


Descrição da doença:
Pode ser definido como um grupo de mais de 100 doenças que têm como principal característica o crescimento desordenado das células do corpo. Esse crescimento é maligno, porque as células invadem os tecidos e órgãos e, ainda, podem se espalhar para outras regiões do corpo, processo chamado de metástase. À medida que as células cancerosas atingem os órgãos, eles podem perder parcialmente as suas funções.

Já, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, o que raramente constitui um risco de vida.

Dois fatores determinam os vários tipos de câncer. Um deles é determinado pelo tipo de célula em que teve início o câncer. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma. Outra característica que diferencia os tipos de câncer é a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

Fatores de Risco:
Uma grande quantidade de fatores genéticos ambientais aumenta o risco de desenvolvimento de câncer. A história familiar pode determinar um risco maior de desenvolver a doença em alguns casos. Por exemplo, as chances de uma mulher apresentar um câncer de mama aumentam de 1,5 a 3 vezes se a mãe dela ou irmã já desenvolveram esse tipo de câncer.

Os indivíduos com anormalidades cromossômicas também estão mais sujeitos a desenvolver alguns tipos de câncer. Pessoas com síndrome de Down, que possuem três cromossomos número 21 ao invés dos dois normais, apresentam um risco de 12 a 20 vezes maior de leucemia aguda.

Hábitos de vida e fatores ambientais são significativos para o aparecimento da doença. Um dos mais preocupantes é o tabagismo, que aumenta substancialmente o risco de câncer de pulmão, de boca, de laringe e de bexiga. O cigarro é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão e 30% das mortes por outros tipos de câncer.

Complicações:
Os cânceres podem gerar tumores-satélites, chamados de metástases, que invadem e, conseqüentemente, alteram a função de um órgão ou comprimem os tecidos próximos. Isso pode acarretar uma ampla variedade de sintomas e problemas médicos. Nos indivíduos com câncer metastático, a dor pode ser causada pelo crescimento do câncer no interior do osso (que não se expande) ou pela pressão do tumor sobre nervos ou sobre outros tecidos.

Tratamento:
O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar essas modalidades.

Radioterapia:
É um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.

Quimioterapia:
É um tipo de tratamento, em que se utilizam medicamentos para combater o câncer. Eles são aplicados, em sua maioria, na veia, podendo também ser dados por via oral, intramuscular, subcutânea, tópica e intratecal. Os medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.

Transplante de medula óssea:
É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. Ele consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula.

Prevenção:
Hábitos de vida saudáveis são indispensáveis para eliminar fatores de risco que aumentam a propensão a alguns tipos de câncer. Evitar a exposição solar sem o uso de protetor, não fumar, não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, evitar o contato direto com substâncias químicas, principalmente em ambientes industriais, são algumas medidas preventivas.

Principias tipos:
Câncer Anal
Câncer de Boca
Câncer Colo-retal
Câncer do Colo do Útero
Câncer de Esôfago
Câncer de Estômago
Câncer de Fígado
Hepatoblastoma
Câncer Infantil
Câncer de Laringe
Câncer de Pele
Melanoma
Não-melanoma
Câncer de Mama
Câncer do Pâncreas
Câncer de Pênis
Câncer de Próstata
Câncer de Pulmão
Câncer de Ovário
Câncer de Testículo
Leucemia
Linfoma de Hodgkin
Linfoma Não-Hodgkin
Tumores de Ewing (Tumor de Askin)

Fonte: Manual Merck, Revista Saúde

Voltar