Doença de Alzheimer


Descrição da doença:
A doença de Alzheimer é uma doença progressiva, que afeta inicialmente a memória, o raciocínio e a comunicação, e acomete, principalmente, pessoas idosas. As causas ainda não são totalmente conhecidas pela medicina.

Não há um exame clínico que faça o diagnostico preciso da doença. Os médicos costumam utilizar o exame físico e neurológico do paciente para fazer a exclusão de possíveis causas. O depoimento dos familiares também é importante para ajudar no diagnóstico da doença.

Principais sinais e sintomas:
Os sintomas da doença de Alzheimer geralmente aparecem lentamente. Freqüentemente, o primeiro deles, é a queda das funções intelectuais, que reduz a capacidade de memória, raciocínio, linguagem e aprendizado do idoso. Depois, ocorre a perda da capacidade de realizar tarefas rotineiras, antes executadas sem problema.

Num estágio mais avançado podem surgir os distúrbios de comportamento com alterações da libido, agitação e agressividade sem motivo aparente, delírios, alucinações e sentimentos paranóicos. É comum, com a evolução da doença ocorrer desorientação espacial, no começo para lugares não freqüentados, progredindo até a desorientação dentro da própria casa.

Complicações:
Alguns pacientes com a Doença de Alzheimer apresentam mudanças de personalidade. As mais comuns são depressão, regressão, apatia, irritabilidade, desconfiança e impaciência. Os pacientes também podem ter alucinações e ilusões.

Tratamento:
A doença de Alzheimer não tem cura, mas os sintomas podem ser controlados. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar formada por neurologistas, geriatras, enfermeiras, fonoaudiólogos e psiquiatras. Também inclui orientação para os familiares, acompanhamento de profissionais especializados e medicamentos.

Fonte: Associação Brasileira de Alzheimer (site consultado no dia 03 de janeiro de 2007, Psiqweb (site consultado no dia 04 de janeiro de 2007).

Voltar