Rotavírus


Descrição da doença:
Doença responsável por três em cada dez casos graves de diarréia em crianças menores de cinco anos de idade no Brasil.

Causa:
Vírus que tem o formato de roda e, por isso, recebeu o nome de rotavírus.

Transmissão:
Pode ocorrer de diferentes maneiras. A principal é a fecal-oral. O vírus é eliminado em grande quantidade nas fezes de pacientes infectados e propaga-se por meio das micro-partículas que ficam nas mãos, água, alimentos ou objetos contaminados. Estima-se que para cada mililitro de fezes exista um trilhão de rotavírus. Outra possível via de transmissão é a respiratória.

Mesmo sendo mais comum em crianças menores de 5 anos, o rotavírus também pode atingir adultos, principalmente mães, funcionários de berçários e creches e profissionais de saúde. Esse vírus vem sendo considerado, em todo o mundo, o principal responsável por surtos de diarréia em creches, pré-escolas e enfermarias pediátricas.

Principais sinais e sintomas:
O período de incubação da doença varia de um a três dias. Os principais sintomas são vômitos, febre e diarréia líquida constante, que, se não tratada, pode levar a uma desidratação grave.

Tratamento:
O importante é evitar a desidratação para que a doença não evolua para o óbito. Por isso, o tratamento da doença é baseado na hidratação dos pacientes. Eles são avaliados por meio de exame clínico que identifica o grau de desidratação causado pela doença. Se for detectada uma desidratação leve, é recomendado o uso do soro de hidratação oral na própria casa do paciente. Se for moderada, é indicado também o soro via oral, mas sob observação médica. Já em casos mais graves, é feita aplicação do soro na veia do paciente. O tratamento inclui ainda o aumento da ingestão de líquidos.

Prevenção:
A higiene é a melhor forma de prevenção. Lavar bem as mãos antes e depois de ir ao banheiro, lavar os alimentos e só usar água tratada são algumas medidas básicas para impedir a proliferação do vírus.

O Ministério da Saúde incluiu, em 2006, a vacina contra o rotavírus no calendário de vacinação do SUS. São imunizadas principalmente crianças entre dois e quatro meses de idade.

Fonte: Ministério da Saúde.

Voltar