Descrição da doença:
Doença infecciosa aguda, altamente contagiosa. Pode atingir pessoas de qualquer idade, mas se torna especialmente grave em menores de dezoito meses e em adultos.
Causa:
Infecção pelo vírus do sarampo, do gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae.
Transmissão:
O sarampo é transmitido de pessoa a pessoa por secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou mesmo respirar. O período de contágio começa desde quando os sintomas surgem até o desaparecimento das erupções cutâneas.
Principais sinais e sintomas:
As principais características são febre, erupção cutânea, conjuntivite e tosse. Normalmente, a febre, de até 40°C, dura de três a quatro dias, depois vêm coriza e conjuntivite. A partir do quarto dia começam as erupções na pele, primeiro atrás das orelhas e, a seguir, vão se espalhando para as extremidades do corpo. São manchas avermelhadas, que se acentuam no decorrer dos dias e podem ser sentidas com o toque das mãos. As manchas permanecem, em média, por seis dias.
Tratamento:
Não existe um tratamento específico para a doença, apenas medicamentos para amenizar os sintomas.
Prevenção:
A vacinação é a principal medida de controle do sarampo. A primeira dose deve ser aplicada entre 12 e 15 meses de idade. Recomenda-se também uma dose de reforço entre 4 e 6 anos de idade. Em suspeita de surtos, a vacina deverá se administrada em todas as faixas etárias.
Fonte: Centro Nacional de Epidemiologia, do Ministério da Saúde