Sinusite


Descrição da doença:
Inflamação dos seios da face, que são cavidades ocas localizadas nos ossos da face ao redor do nariz e dos olhos, classificadas como: frontais, esfenoidais, etmoidais e maxilares. Dependendo da duração, a doença pode ser aguda ou crônica.

Causa:
Geralmente, a sinusite aguda ocorre após uma infecção viral das vias respiratórias superiores (gripe ou resfriado). Vários tipos de bactérias podem ser responsáveis pela inflamação. Problemas como desvio de septo nasal, rinite alérgica e hipertrofia da adenóide aumentam a propensão de desenvolver sinusite.

Durante um resfriado, a membrana mucosa inflamada da cavidade nasal tende a obstruir as aberturas dos seios, então o ar no interior deles é absorvido pela corrente sanguínea, o que provoca uma pressão negativa em seu interior, acompanhada de sensação dolorosa e chamada de sinusite por vácuo. Quando esse vácuo permanece, ocorre a entrada de líquido no interior do seio, criando um ambiente propício para a proliferação bacteriana. Os leucócitos, células de defesa do corpo, também entram nos seios para combater as bactérias. Esse fluxo aumenta a pressão e causa mais dor.

Principais sinais e sintomas:
Os principais sinais são obstrução nasal e secreção nasal espessa prolongada (mais de uma semana), tosse, principalmente durante a noite e febre. Eles podem aparecer após uma gripe ou resfriado (, ou como complicação de uma rinite. As dores provocadas pela pressão nos seios dependem da região afetada. A sinusite maxilar causa dor nas bochechas logo abaixo dos olhos, dor de dentes e de cabeça. Quando é na parte frontal, provoca cefaléia frontal. Na região etmoidal, causa dor atrás dos olhos e entre eles, além de uma cefaléia frontal freqüentemente descrita como aguda, de forte intensidade. A dor causada pela sinusite esfenoidal não se localiza em áreas bem definidas e pode ser sentida tanto na parte frontal quanto na parte posterior da cabeça.

Complicações:
A inflamação dos seios faciais pode se complicar e se espalhar para áreas vizinhas, como os olhos e o cérebro.

Tratamento:
Tanto para a sinusite aguda quanto para a forma crônica é indicado o uso de antibióticos e a limpeza nasal com solução salina. Em casos extremos de inflamação ou quando os antibióticos não surtem efeito, o médico pode realizar a cirurgia para melhorar a drenagem do seio e remover o material infectado.


Fonte: Livro “A saúde de nossos filhos” do Hospital Israelita Albert Einstein e Manual de Medicina Merck.

Voltar